Pense em um líder empresarial reconhecido. Alguns nomes vêm à mente: Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Elon Musk, Warren Buffet, Richard Branson. O que eles têm em comum? Todos eles alcançaram o topo do mundo dos negócios, hoje têm status de quase celebridades, forjam novas ideias e produtos e moldaram a forma como vivemos. Mas por que alguns CEOs são reconhecidos por sua visão, paixão e coragem, enquanto muitos outros fracassam antes mesmo de começar? O que separa esses ícones dos CEOs cujos nomes serão esquecidos? Quando especialistas estudam líderes excepcionais, conseguem apontar algumas características que parecem acompanhar o sucesso, como mostrou a Inc. A notícia boa: é possível aprender e exercitar essas qualidades.

  1. Poder de decisão
    Tomar decisões claras e rapidamente é melhor que demorar para tomar decisões perfeitas. Atualmente, essa regra vale mais do que nunca. O mundo se move a um ritmo frenético. Como mostraram os eventos recentes vividos pela United Airlines, as empresas (e seus líderes) precisam reagir rapidamente para lidar com reclamações de consumidores.

É preciso entender que nesse ponto, o tempo é um inimigo. Talvez não houvesse problema esperar uma semana ou duas para responder a um incidente similar ao vivido pela United em 1975. Mas em 2017, a informação é compartilhada em segundos com todo o mundo. Os melhores CEOs tomam decisões rapidamente e com convicção. Estipule um prazo, converse com seus conselheiros e colegas e tome uma decisão baseada na melhor informação que você tenha disponível.

  1. Prepare-se para o impacto
    Ser um CEO é entender como ser um líder efetivo e inspiracional. Você pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas se você não conseguir atrair os demais para uma causa, será difícil ter sucesso como CEO.

Nem todo mundo é um líder natural. Algumas pessoas precisam trabalhar nisso, e não há problema nisso. Primeiro, entenda o que seus acionistas realmente querem (as prioridades) e siga em frente com foco em entregar os resultados. Deixe claro para as pessoas que elas são importantes no processo e que farão parte da vitória. Afinal, negócios são um esforço de equipe, e os melhores CEOs sabem como incentivar a ação coletiva e a busca pelo bem comum.

Mas lembre-se também de não evitar os conflitos a qualquer custo. Às vezes, o conflito é necessário na busca por negócios globais e desempenho excelente.

  1. Adapte-se proativamente
    Ainda que os CEOs sejam responsáveis por assegurar o sucesso no presente, os melhores líderes têm atenção firme no amanhã. Muitos costumam usar a palavra “visionário” para descrever essas características. De fato os melhores CEOs são aqueles que conseguem prever e moldar o futuro. Use a dica de Steve Jobs e gaste 50% do seu tempo focando em objetivos de longo prazo. Afinal, as metas de curto e médio prazo normalmente já estão estabelecidas (e as pessoas já estão trabalhando nelas). Esta estratégia permite que você melhore sua percepção das mudanças e consiga criar mais oportunidades para movimentos importantes.

Lembre-se que os melhores CEOs também lidam com erros. Como diz Elon Musk: “O fracasso é uma opção aqui. Se as coisas não estão falhando, não há inovação suficiente”. O importante é saber aprender com o fracasso e como passar a mensagem à sua equipe.

  1. Entregue de forma confiável
    A última peça do quebra-cabeças pode não parecer grande coisa, mas é surpreendente quantos CEOs falham em entregar as promessas mais simples. Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de que é possível entregar seus objetivos de forma confiável e consistente. Os funcionários confiam em líderes previsíveis. Os seres humanos buscam ambientes em que se sentem seguros e confortáveis.

Isso não significa que você precisa ficar na zona de conforto. Assuma riscos. Mas lembre-se, quando se tratar do básico (comunicação corporativa, disponibilidade à equipe e objetivos financeiros básicos), tenha certeza de que você conseguirá alcançar seus objetivos, e mantenha um grau de confiança que vai motivar sua equipe.

* Conteúdo publicado originalmente no site da Revista Época Negócios