Com a febre do aplicativo Sarahah no Brasil, que permite que usuários enviem mensagens anônimas para usuários inscritos, a Kaspersky Lab relembra como é importante ler o contrato de licença antes de instalar um novo app em seu dispositivo. De acordo com a pesquisa “Você é um especialista em cibernética?”, da empresa, uma parte significativa dos usuários de smartphones brasileiros instalam apps em seus dispositivos sem entender quais são as possíveis consequências desse ato.

 

A pesquisa revela também que quase 40% dos consumidores brasileiros não ligam para o contrato de licença do aplicativo ao instalá-lo no celular, sendo que quase 15% não leem as mensagens de instalação desses programas. Ou seja, os usuários clicam em “avançar” e “aceito” sem saber o compromisso que está assumindo – é como assinar um contrato sem ler suas cláusulas. Quando os usuários não leem os contratos de licença, nem as mensagens durante o processo de instalação, eles não têm conhecimento do contrato que estão aceitando.

 

Alguns apps podem ainda afetar a privacidade do usuário, iniciar a instalação de outros programas ou até alterar a configuração do sistema operacional de um smartphone de maneira legal, pois o usuário autorizou (sem saber) estes acessos durante o processo de instalação.

Pensando nisso, a Kaspersky Lab separou algumas dicas para você baixar e utilizar aplicativos com segurança em seu celular:

 

  1. Faça download de fontes confiáveis:Os dispositivos móveis também são usados para distração, na qual baixamos jogos inofensivos para passar o tempo. É importante somente baixar apps de fontes confiáveis ou de lojas oficiais, como Google Play e Apple App Store.
  2. Sempre cheque a privacidade do aplicativo:é importante ler atentamente as condições e informações ao utilizar apps de jogos e testes. Como você pode compartilhar informações de seus amigos quando você concorda em sincronizar sua lista de amigos, os apps também podem dividir suas informações. Certifique-se de alterar as configurações para controlar as categorias de informações que as pessoas podem ter acesso.
  3. Verifique a lista de permissões que o app solicita:Não clique em “avançar” durante a instalação sem verificar o que está aceitando. Alguns aplicativos podem ser usados como um gancho para obter permissão para acessar informações confidenciais de usuários e outras pessoas – como contatos, mensagens privadas, localização, etc., para fins comerciais.
  4. Tenha uma senha forte e única:nunca crie uma senha fácil de ser adivinhada, como datas de aniversário, lugar de nascimento, nome do pais, etc. Dados como esse são fáceis de serem encontros na internet, como Facebook. Para ter uma senha forte, combine letras, números e símbolos. Para administrar suas senhas, utilize um administrador de senhas, como o Kaspersky Password Manager.
  5. Proteja seu dispositivo:Use uma solução de segurança para proteger seu smartphone ou tablet contra ameaças virtuais, como o Kaspersky Security for Android. Ele protegerá contra apps e sites fraudulentos, mantendo a privacidade do usuário graças aos recursos como filtro de texto e chamada antirroubo, que garantirá a segurança dos dados do usuário se dispositivo for perdido ou roubado.

 

Matéria originalmente publicada pela Revista TI Inside