Você pode até ter um talento nato para a liderança, mas dificilmente irá muito longe se não tiver repertório teórico sobre o assunto. Nesse quesito, os livros podem ser verdadeiros passaportes para o mundo da chefia.

 

Quer sugestões? Diego Gomes CEO da startup 12 minutos, que oferece resumos de best-sellers do mercado corporativo, fez uma compilação de obras essenciais para qualquer jovem que é (ou deseja ser) gestor.

A lista contempla obras sobre como motivar sua equipe, aplicar técnicas de comunicação e persuasão, fazer reuniões produtivas e gerar bons resultados a partir das adversidades. Confira as indicações a seguir e boa leitura!

 

  1. “O obstáculo é o caminho”

Neste livro, o consultor Ryan Holiday retoma lições de imperadores romanos e outros líderes históricos para provar sua principal hipótese: é possível se beneficiar dos problemas. De acordo com Gomes, o jovem líder deve entender que o obstáculo não é necessariamente algo a ser evitado — quando acontecer, o ideal é convertê-lo em bússola para oportunidades melhores.

 

  1. “Drive”

O que faz você acordar todos os dias para ir ao trabalho? O especialista em carreira Daniel Pink mostra por que as recompensas tradicionais não funcionam mais, e revela os três disparadores da motivação: autonomia, maestria e sentido.

Com base nesses princípios, o autor ensina como motivar equipes e também impulsionar você mesmo à ação.

 

  1. “High output management”

Escrito por Andy Grove, ex-CEO da Intel e figura lendária no Vale do Silício, o livro é um paradigma para a gestão de empresas de tecnologia —mas pode ser aproveitado por executivos de qualquer segmento.

De forma resumida, a obra ensina o leitor a otimizar seu próprio potencial de liderança para gerar bons resultados.  Além disso, diz Gomes, também é um excelente guia para delegar, comunicar, entender o grau de maturidade de cada liderado e até fazer reuniões mais produtivas.

 

  1. Influência: a psicologia da persuasão

Para liderar, é preciso influenciar — e para influenciar, é necessário saber persuadir. Neste livro, o badalado psicólogo Robert Cialdini disseca quais mecanismos você pode usar para convencer as outras pessoas a seguirem as suas ideias. Em seguida, ensina técnicas para colocar a teoria em ação.

“Persuadir não é algo maligno, como alguns acham, e Cialdini ensina receitas práticas para aumentar o seu poder de influência”, diz Gomes.

 

  1. “Empresas feitas para vencer”

Com base em uma extensa pesquisa sobre os fatores por trás do sucesso estrondoso de certas empresas, o consultor Jim Collins traçou as características universais de um negócio eficiente.

O livro virou um best-seller, e pode ser uma importante fonte de inspiração para executivos que pretendem elevar o desempenho das empresas que lideram.

 

  1. “Virando a própria mesa”

O brasileiro Ricardo Semler, sócio majoritário da Semco Partners, conta como construiu uma empresa de alta performance sem copiar “receitas” estrangeiras. Segundo ele, pequenas atitudes originais, como abolir a prática do cartão de ponto, podem trazer resultados melhores do que aderir a práticas consagradas.

Encarar os funcionários como seres humanos é um princípio essencial para a liderança, sugere o livro, e não o modelo seguido por gestores que estabelecem controles excessivamente rígidos sobre suas equipes.

 

  1. “Churchill – Uma vida”

Martin Gilbert, biógrafo oficial do estadista britânico Winston Churchill (1874-1965), descreve os bastidores da vida pessoal do político e de seu período no comando do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

Na visão de Gomes, Churchill foi um exemplo essencial para qualquer líder. “Ele sabia motivar, persuadir e fazer alianças, além de prezar por uma comunicação clara, direta, resultado de muita preparação e planejamento”, comenta ele.

 

Matéria publicada originalmente por Claudia Gasparini, na Exame.com