Segundo um estudo global conduzido pela Citrix e Oxford Economics, 75% das organizações que estão adiantadas no processo de trabalho remoto avaliam uma melhora na eficiência de seus processos e 74% perceberam uma maior satisfação dos funcionários.

 

Dessas mesmas corporações, um percentual de 83% já percebem os benefícios dessa mudança e reportam maior crescimento na receita e nos lucros. No Brasil, as questões relacionadas à tecnologia ainda são as maiores barreiras para a adoção desse tipo de trabalho. O custo da tecnologia aparece como primeiro indicador na avaliação dos pesquisados, com 53%, seguido pelas preocupações com segurança da informação (43%) e, em terceiro lugar, a falta de conhecimento de informática e treinamento por parte da equipe de colaboradores, com 37%.

 

Por outro lado, das organizações brasileiras que adotaram o trabalho remoto e participaram do estudo, 70% vê uma melhora na segurança da informação, 67% na lucratividade e o mesmo percentual para o aperfeiçoamento da experiência do cliente. O chamado trabalho digital também está mostrando um melhor desempenho em outras áreas, tais como criatividade para solução de problemas e atendimento ao cliente.

Ao todo, foram ouvidos 600 executivos, entre C-levels e gestores com report direto para C-level.

 

* Conteúdo publicado originalmente pela redação da TI Inside