Identificar os perigos e avaliar os riscos existentes. Inspecionar periodicamente equipamentos de combate a incêndio, possíveis rotas de fuga e participar de exercícios simulados são algumas das principais atividades exercidas pelo bombeiro civil.

A Lei Municipal 16.312, de novembro de 2015, que entrou em vigor em maio de 2016 na capital, obriga a adoção de bombeiros civis em shopping, universidade e empreendimentos corporativos com capacidade superior a mil pessoas. A mudança tem aquecido o mercado de contratação desse tipo de profissional.

A BK Outsourcing, uma das líderes na prestação de serviços, conta atualmente com cerca de 1,2 mil bombeiros civis em atuação em tribunais, instituições financeiras, bibliotecas, aeroportos e aeródromos, em cidades como Ribeirão Preto, São Jose do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, Marilia, Araçatuba, Jundiaí e Sorocaba, além de manter um contrato com a Infraero no aeroporto de Florianópolis.

As possibilidades profissionais para o bombeiro civil englobam atuação em empresas comerciais, indústrias em geral, hospitais, estádios de futebol, universidades, órgãos públicos e atendimentos a urgências em shows e eventos de grande porte como, por exemplo, carnaval e festas juninas.